Central meleira
A central meleira da MEIMOACOOP, construída em 2009, iniciou a sua atividade de extração de mel na campanha apícola de 2009 (julho de 2009).
Esta infraestrutura foi criada com o propósito de servir o Agrupamento de Produtores Apícolas constituído em 2008 pela MEIMOACOOP. Contudo, sem preconceitos, a central meleira apresenta-se também com o objetivo mais amplo de servir a apicultura regional no âmbito da extração e processamento dos produtos apícolas.
Neste sentido, a central meleira foi dotada com os vários equipamentos necessários à extração, tendo em linha de conta a sofisticação tecnológica dos mesmos de forma a garantir a capacidade competitiva, no mercado global, desta unidade agroindustrial.
Atualmente, os serviços nesta unidade, apesar de se focalizarem na extração de mel, também comportam a moldagem de ceras, já que, esta unidade está também apetrechada com uma linha de moldagem de ceras, significando uma valência importante para os nossos apicultores e para a nossa apicultura.
A instalação da Central Meleira da MEIMOACOOP visa a criação de uma infraestrutura com as condições Higino-sanitárias, logísticas e funcionais adequadas à extração e processamento de mel e de outros produtos da colmeia, que possibilite a certificação dos produtos extraídos.
A Central Meleira foi dimensionada por forma a integrar-se nos preceitos definidos pela legislação em vigor.