Sector apícola na MEIMOACOOP
Em 2006, face às lacunas existentes e ao aparente marasmo em que as entidades se encontravam, a MEIMOACOOP – Cooperativa Agrícola, de Desenvolvimento Rural e Solidariedade Social C.R.L., foi impulsionada pelos seus cooperadores, reunidos com os órgãos sociais da cooperativa, a criar uma secção Apícola. Este foi o primeiro passo para a verdadeira entrada da MEIMOACOOP neste novo ramo da atividade.
No sentido de operacionalizar a nova secção, a MEIMOACOOP decidiu investir na comercialização de material apícola, o qual os apicultores se viam forçados, até aquele momento, a adquirir em Castelo Branco ou junto à fronteira espanhola. Ao mesmo tempo, a cooperativa apostou na contratação de técnicos para prestar apoio técnico aos apicultores que o solicitassem. Para tal, foi apresentada uma candidatura ao Programa Apícola 2007, a qual contemplou a contratação de técnicos, assim como ações de divulgação da cooperativa e dos seus serviços, com o propósito de alcançar o maior número de apicultores possível.
Em 2008, face aos bons resultados alcançados com a anterior candidatura, a MEIMOACOOP apresentou uma candidatura ao Programa Apícola 2008. Esta segunda candidatura foi do ponto de vista logístico bastante mais ambiciosa, na medida em que a cooperativa decidiu alargar a sua intervenção aos concelhos de Belmonte e Sabugal. Concelhos onde, á semelhança do que se verificava em Penamacor, não existia uma entidade credível que apoiasse os apicultores.
Face às crescentes dificuldades com que se depara o sector apícola, acrescidas na nossa área de intervenção pela entrada ilegal de apicultores espanhóis, que não declaram os seus efetivos nem respeitam a legislação nacional em vigor, a MEIMOACOOP uniu esforços com as autarquias e as associações e promoveu nos três concelhos sessões de esclarecimento que visaram a recolha de assinaturas para a criação de uma Zona Controlada que abrange-se estes concelhos, assim como a criação de um agrupamento apícola.
O alargamento da Zona Controlada MEIMOACOOP ao concelho da Guarda acontece no início de 2010. Esta iniciativa é fruto da vontade dos demais apicultores deste concelho, já que se encontravam totalmente desprotegidos, sem qualquer estrutura que os apoiasse no âmbito desta atividade. A MEIMOACOOP , não ficando indiferente a esta realidade, e porque, com frequência, os apicultores deste concelho recorriam à nossa cooperativa considerou então pertinente alargar a Zona Controlada ao concelho da Guarda, sendo que, atualmente a Zona Controlada MEIMOACOOP é constituída pelos concelhos de Penamacor, Sabugal, Belmonte e Guarda.
Neste seguimento, a nossa cooperativa tem vindo a apoiar e incentivar os apicultores locais para o desenvolvimento da sua atividade com o respeito pelos parceiros legais e consciência relativamente aos aspetos que neste momento condicionam a nossa ação e a dos próprios apicultores.