A Cooperativa
Sediada no concelho de Penamacor, região fortemente ligada ao sector agrícola minifundiário e desprovido de uma entidade representante, foi criada a MEIMOACOOP, com o intuito de dar resposta às carências sentidas pelas comunidades rural local e das zonas periféricas.
Com a intenção de reconverter a mão-de-obra existente, não qualificada em qualificada, a MEIMOACOOP fundou a secção da Formação Profissional.
O enorme potencial da região aliado a velha tradição na produção de queijo mais a obrigatoriedade de cumprir com as mais diversas normas comunitárias e de higiene, não permitia o aproveitamento do produto de alta qualidade produzido. Para preencher esta lacuna, os cooperantes da MEIMOACOOP decidiram instalar uma unidade agro-industrial de produção de queijo, nascendo a Queijaria da MEIMOACOOP .
Complementarmente à actividade pecuária, aparece a apicultura, devido à grande diversidade da flora da região.
Não existindo nenhuma associação capaz de fazer valer os direitos e deveres dos apicultores, em 2006, a MEIMOACOOP decide abraçar este sector, colocando à disposição dos apicultores Técnicos especializados para responder aos seus anseios, dos quais se salientou a falta de uma unidade de extração/comercialização de mel.
A MEIMOACOOP lança mãos à obra e em 2009 constrói a Central Meleira.
Numa região bastante envelhecida e com uma carência acentuada de respostas sociais de qualidade, a cooperativa sente-se na obrigação de intervir na área social, formando uma parceria com a PÓVOASOL CSS - Centro de Solidariedade Social envolvendo-se na Construção do LAR RESIDENCIAL PARA IDOSOS no Vale da Srª da Póvoa.